DISPEPSIA - a famosa indigestão
O que é o estômago
|
funções químicas em equilíbrio :
|
Num estômago feliz existe um equilíbrio entre os sucos gástricos e o muco gástrico. Os ácidos gástricos dão início ao processo digestivo contribuindo para eliminar os micróbios ingeridos com os alimentos. Em simultâneo, o muco gástrico protege as paredes do estômago da ação dos ácidos gástricos.
Funções químicas em desequilíbrio:
|
O que é Dispepsia Funcional (não ulcerosa) ou Síndrome Dispéptica
Distúrbio digestivo conhecido popularmente como "má digestão
|
Esta condição provoca um vago sentimento de desconforto na parte superior do abdômen ou no estômago, durante ou logo após uma refeição. Os sintomas de dispepsia são comumente confundidos com os de azia e gastrite, mas nem sempre a indigestão é sinal de um problema mais grave.
|
|
Etimologicamente a palavra dispepsia deriva do grego "δυς-" (Dys = ruptura ou dificuldade,) e "πέψη" (Pepse = digestão) = Dificuldade de digestão
|
Os desconfortos da dispepsia podem incluir:
|
Sintomas que podem também estar associados a indigestão: Dor por trás das costelas e estômago ruidoso. Estômago pesado, inchado ou dilatado (empachamento). Caibras estomacais, arrotos e liberação de cases (flatulência). Sensação de mal-estar geral e acumulo de gases. Atenção! indigestão nao é o mesmo que azia, |
Causas comuns:
|
Importante! a tabela a seguir mostra as associações encontradas entre os sintomas dispépticos específicos e a influência da ingestão de alguns alimentos:
Fonte da tabela NUTRITOTAL
|
- Cuidados básicos que podem prevenir a indigestão e manter seu estômago feliz
|
- Tratamento para DISPEPSIA de acordo com a medicina tradicional
|
Tratamentos que acelerem o esvaziamento gástrico são indicados por médicos: Metoclopramida e domperidona. Geralmente também se faz uso de antiácidos para o alivio da indigestão. Os medicamentos mais consumidos para "aliviar os sintomas" da indigestão, que podem ser adquiridos, no Brasil, sem receita medica são: ranitidina e omeprazol. Todavia, o uso frequente de omeprazol pode causar mais danos do que benefícios. Ver matéria. Tratamento psicológico é por muitas vezes indicado por médicos.
|
O poder das EMOÇÕES, ESTRESSE, ANSIEDADE e TENSAO no processador orgânico do corpo humano, o estômago
- Fatores Emocionais, Estresse, Ansiedade e Tensão no desenvolvimento da Doença
Dentre os fatores responsáveis pelo surgimento, curso e evolução das doenças, os fatores emocionais destacam-se como um dos mais relevantes, fatores tais como decorrentes dos relacionamentos interpessoais, estresses sociais e estrutura da personalidade (RAMOS, 1994).
"As emoções alteram o metabolismo, a oxigenação do cérebro, a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o nível de açúcar no corpo, a libido, entre outras coisas. Por isso, podem ser causadoras de doenças cardiovasculares, respiratórias e gastrintestinais", acredita Esdras Guerreiro Vasconcellos, presidente do Instituto Paulista de Estresse e Psiconeuroimunologia e professor da disciplina nas pós-graduações da PUC-SP e da USP. |
|
Um estudo caso-controle realizado no Mexico mostrou que estresse; ansiedade e certas características da pessoa para lidar com problemas predispõe a dispepsia. Entre estas características estão os sentimentos de culpa, auto-crítica exagerada, pensamentos trágicos e foco nas piores situações, e não nas melhores. Os resultados reforçam achados de outros estudos que mostram que estresse pode modular o funcionamento gastrointestinal, contribuindo para o surgimento de doenças. A sugestão dos autores é incluir na investigação deste grande grupo de portadores de dispepsia a avaliação de aspectos emocionais. Quem sabe assim, ajudando - os a DIGERIR as coisas e dificuldades da vida que não lhes caem muito bem.
|
Aproximadamente 25% da população adulta apresenta sintomas abdominais, frequentes ou ocasionais, que afetam a qualidade de vida. Muitas destas pessoas são mulheres. Não se sabe exatamente o que causa a dispepsia, mas os fatores psicossociais desempenham um papel importante. Com certeza ja ouvimos alguém, ao reclamar de mal estar gástrico ou intestinal, dizer que determinada coisa “não caiu bem”. |
Fonte:douradosagora
Visão da dispepsia alem da medicina tradicional
- Metafísica da Saúde
|
A região abdominal onde se localiza o estômago é considerada um dos principais centros energéticos do corpo. É justamente onde se produzem as emoções básicas: raiva, medo, alegria, atração, aversão e outras. Quando é produzida uma emoção, sentimos no estômago. A partir da produção da energia emocional, ela é distribuída para a região do corpo correspondente, transformando-se em sentimentos. O próximo passo refere-se à expressão. Quando por qualquer motivo não exteriorizamos os sentimentos e os bloqueamos, esse comportamento gera uma cúmulo energético na região do estômago, que conseqüentemente causa alteração no metabolismo orgânico. Sendo assim, uma das principais causas da problemática estomacal é a negação das emoções básicas (raiva, medo, alegria, atração, aversão e outras) produzidas diante dos acontecimentos. A negação dos instintos básicos provoca conflitos que bloqueiam o fluxo natural do ser.
Valcapelli & Gasparetto |
- Psiconeuroimunologia PNI
Psiconeuroimunologia (PNI) ou psiconeuroendocrinoimunologia (PNE) é o estudo das interações entre comportamento e os sistemas nervoso, endocrino e imunológico. Segundo o profissional da área da saúde em Portugal Manuel da Fonseca a psiconeuroimunologia defende que os acontecimentos da vida (negativos e positivos), as emoções e os factores geradores de stresse influenciam o organismo e obrigam-no a criar mecanismos de resposta adaptativa. Todos estes fatores afetam o funcionamento do sistema imunológico e poderão diminuir a sua eficiência conduzindo ao aparecimento de doenças. A psiconeuroimunologia investiga as relações entre o comportamento, fatores psicossociais e os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, com o aparecimento de doenças.
|
A história nos mostra que as crenças sobre mudanças de humor também se concentraram no abdômen. No passado, acreditava-se que a melancolia (bile negra) condição que antecede a depressão era emanada por disfunções digestivas, assim sendo, muitos remédios para transtorno de humor tinha sua ação focado no trato alimentar.
|
De acordo com a linha da psiconeuroimunologia o padrão propenso a desenvolver dispepsia funcional (não ulcerosa) tende a apresentar traços de personalidade compulsivo (tensão excessiva) - estudos realizados com pacientes na Inglaterra mostrou que os pacientes apresentavam características compulsivas tais como meticulosidade, excessiva mania de limpeza, pontualidade, mesquinhez, teimosia e rigidez de comportamento. Esses pacientes tendiam a ser mais neurótico do que a população "normal", e foram considerados por apresentar elevado grau de padrão de comportamento pessoal (muitos extremamente preocupados com sua saúde e hipocondríacos). Observou-se também que esses pacientes apresentavam comportamento dominador, resistente, introspectivo, agressivo, melindroso, sempre em busca de algum tipo de ajuda medica. As tendências de comportamento identificadas pelos profissionais foram claras, estamos falando aqui do comportamento "obsessivo e hipocondríaco". Também revelou se através do estudo que existe uma tendência a ruminar os acontecimentos, digerir com lentidão ou mesmo não digerir, ficar remoendo as coisas e também o alimento no estômago.
|
- Aromaterapia Clinica
|
De acordo com a Aromaterapia Clinica a pratica da expressão dos pensamentos e sentimentos é condição sine qua non para a manutenção da Saúde e do Bem-Estar. Tratamos a pessoa com problemas de saúde de forma ampla, inicialmente se busca cuidar dos sintomas que ela apresenta, utilizando óleos essenciais (OE) com propriedades terapeuticas que atendam as necessidades do quadro clinico, buscamos também atender a pessoa em suas necessidades relacionadas ao estresse e tensão, pois muitas condições negativas de saúde podem se manifestar ou se agravar pelo elevado nível de estresse e tensão.
O tratamento da dispepsia funcional (não ulcerativa) pede a indicação dos OE que contenham substancias químicas de efeito carminativo, relaxante, digestivo, tônico e de efeito equilibrador das atividades do sistema nervoso autônomo (SNA). O bom profissional não deixará de oferecer OE que tenham efeito equilibrador do Sistema Neuroendócrino, proporcionando assim calma e tranquilidade para a pessoa que apresenta elevado grau de ansiedade e tensão mental. |
Os OE com maiores possibilidades para contribuir com os cuidados e a prevenção da dispepsia (má digestão) são aqueles extraídos de plantas pertencentes à Familia Botânica Apiaceae (Umbelliferae). Os OE extraídos desta família botânica aqui mostrados, apresentam efeito estomáquico ou seja, são indicados para a manutenção da saúde do estômago, alem desta propriedade valorosa também são carminativos (antiflatulência), digestivo (dispepsia), antiespasmódico (digestão com dor) e tónico digestivo (enfraquecimento do aparelho digestivo). Nomenclatura botânica das plantas nas imagens.
|
Fenel ou Funcho - Erva conhecida por vários povos antigos como os chineses, indianos e egípcios para tratar disfunções digestiva. Os gregos reconheciam seu valor como erva emagrecedora. N. Culpeper (século 17) indicava para excesso de gases intestinal, soluço e para indigestão. Tem sido usado como erva sagrada por milhares de anos, antigas civilizações acreditavam que o Fenel conferia longevidade, coragem e força para os espíritos fracos.
Óleo Essencial: Usado tradicionalmente por sua propriedade estomáquica (zelador da saúde do estômago) e carminativo (antiflatulência). Na Alemanha seu OE é indicado para dispepsia, desordens gastrointestinal e sensação de empachamento (inchaço abdominal) e arroto. Constipação também pode ser tratada com OE de funcho. Halitose por problemas digestivo, pode ser tratada com OE de fenel. Chá de Fenel: elimina gases, assenta a digestão, especialmente para pessoas nervosas e tensas, bem indicado para cólica intestinal de crianças agitadas e nervosas. Sementes: soldados romanos carregavam sementes de funcho para inibir a fome em longas jornadas, os cristãos mastigavam durante a pratica do jejum, pelo mesmo propósito que os romanos. |
Coentro - Os povos gregos e romanos usavam esta erva por seu efeito carminativo, digestivo e tônico do aparelho digestivo. Os chineses e egípcios acreditavam que guardava o segredo da imortalidade. Sementes de coentro foram encontradas na tumba do Faraó Egípcio Rameses II
Óleo Essencial: indicado para tratar digestão com dor e cólica intestinal, dispepsia, flatulência, náusea, por sua ação estimulante do apetite, pode ser utilizado como parte do tratamento da anorexia nervosa. Chá de Coentro: Na medicina moderna seu chá é ingerido para acalmar os males do estômago tais como, má digestão (dispepsia), flatulência, halitose, náuseas e vômitos, Sementes: comumente se mastiga suas sementes após refeições pesadas. Na Alemanha seu uso é indicado para tratar dispepsia e falta de apetite. Na medicina chinesa é utilizada para manter a saúde do estômago e para tratar disenteria. Culinária: Faz sucesso no mundo todo, especialmente para o preparo de peixes |
Aneto ou Endro - Povos antigos usavam para curar soluços e flatulência. As mães, na America colonial costumavam levar pacotinhos com a erva para a igreja e dar para as crianças, para mantêm-las quietas. Conhecida como meeting seeds (sementes usadas em palestras e conferencias)
Seu nome em inglês Dill, vem de uma antiga palavra nórdica que significa "dormir", seu chá foi muito utilizado para cólicas de bebês, e para ajudá-los a dormir. Óleo Essencial: Indicado por seu efeito estomáquico, um excelente OE para manter a saúde do estômago, de uso comum para tratar dispepsia com flatulência; trata hálitose por disfunção digestiva. Prevenir a aerofagia (deglutição de ar ao comer ou beber, que pode provocar eructação, gases, flatulência, dor e distensão abdominal) Chá de Endro: cólica intestinal e intestino irritado e gases intestinais. Semente: Na Alemanha se utiliza para tratar a dispepsia funcional. Culinária: vai bem para o preparo de peixe, molho branco, couve-flor e ovos. Tempero nacional de todos os países escandinavos. |
Todos os três OE possuem propriedades terapêuticas para minimizar e tratar a queimação ou desconforto na região superior do abdômen, condições que podem estar associadas com a Síndrome do desconforto pós-prandial tendo como características o "empachamento", saciedade precoce, náuseas e vômitos; timpanismo (dificuldade de eliminar gases); sensação de distensão abdominal, cujo aparecimento ou piora pode estar relacionado à alimentação ou ao estresse mental, emocional ou psicossocial.
Atenção para a forma de uso! Diluir em baixa porcentagem (não ultrapassar 1%), pois são todos OE com componentes químicos complexos, use sempre um bom óleo vegetal, os quais podem ser de semente de uva ou girassol. Preparar no vidro tratamento (Roll on de 10ml). Passar na região abdominal. (tomar o cuidado de não usar roupa clara, pois pode manchar).
PARA FINALIZAR 👇🏼
👉Laranjas doce e amarga - Citrus aurantium var dulcis e amara - utilizar no inalador juntos ( 2 gotas de cada) para contribuir com o tratamento no nivel psíquico, digestão mental e emocional.
|
Dê um descanso para seu cérebro, procure relaxar mais, se cobrar menos, não o atormente com a busca da perfeição, reconheça e trate todo e qualquer comportamento compulsivo e manias que perceber em você. Busque viver da forma mais espontânea possível, pois, ninguém está preocupado se você está fazendo as coisas certas ou erradas, isto é coisa da sua cabeça. Relaxe, e deixe seu cérebro descansar mais, pois, desta vida nada se leva, mas, se pode deixar bons exemplos. Então, viva bem, tire tudo que impede você de ser saudável, e acrescente mais vida aos seus dias.
ATENÇÃO! Sobre os OE, não se auto medique, busque sempre o acompanhamento de um profissional qualificado. A aromaterapia clínica não substitui outras terapias, trabalha junto. Outra questão de extrema importância, não aceite indicação de OE de vendedores de via Marketing Multi Nível (MMN), pois a grande maioria desses vendedores não sabem nada de Aromaterapia, são apenas propagadores de uso de OE pelas redes sociais.
Gostou? Compartilhe


