...Perdeu a batalha contra o câncer...
A imprensa do mundo todo noticiou desta forma a morte do famoso britânico David Bowie, que faleceu semana passada, devido a um câncer de fígado diagnostico a um ano e meio atras. A noticia da "perda da batalha" contra o câncer inundou as redes sociais do mundo todo. A revista SUPERInteressante aproveitou o momento e escreveu uma excelente matéria sobre o assunto enfatizando o assunto Perdeu a luta contra o Câncer: " Não há surpresa nisso porque essa velha metáfora surrada vem sendo empregada há anos para noticiar mortes causadas por tumores."
A metáfora militar é ruim. O câncer não é um invasor inimigo e a morte não é uma derrota.
Dá para entender porque ela tem tanto apelo. O tratamento de câncer parece-se mesmo com uma luta, de vida ou morte, que deixa o paciente exausto - há mesmo semelhanças com o que um soldado precisa enfrentar num campo de batalhas.
Mas há também diferenças bem importantes.
Para começo de conversa, câncer não é a invasão de um inimigo, como se acreditou por muito tempo. Hoje está bem claro para os cientistas que um tumor não é algo externo a nós contra o qual temos que lutar: ele é parte de nós mesmos, fruto de desequilíbrios nos mesmos processos que nos mantêm vivos. O câncer de fígado que matou Bowie era Bowie também - eram suas próprias células, movidas pelos mesmos genes que geraram sua obra musical ou seus olhos azuis, que perderam o controle de sua reprodução e se transformaram em ameaça. Enfim: tratar um câncer não é como lutar uma guerra. É mais como equilibrar um ecossistema. Além disso, se formos acreditar que morrer é perder a batalha, isso nos levaria a uma conclusão deprimente: é uma batalha impossível de ganhar. Afinal, nenhum ser humano jamais escapou da mais absoluta das certezas: um dia, morreremos todos. A metáfora é ruim por isso. Soldados, quando vão à guerra, podem vencer ou perder. Já seres humanos morrem sempre, em 100% dos casos. Se a morte é uma certeza, seria absurdo interpretá-la como uma derrota. O câncer não venceu Bowie. Ele perdeu, na verdade - morreu de fome logo após a parada do coração do astro britânico, na madrugada do domingo. Um câncer nunca derrota ninguém. Já Bowie, inegavelmente, venceu: na segunda-feira, o mundo inteiro estava cantando suas músicas.
Em outra matéria extremamente oportuna a revista escreve sobre - Câncer - A chave da vida e da morte
A doença mais mortal do século nasce dentro de cada um de nós, a partir do mesmo mecanismo que desenvolveu a nossa espécie. Por décadas, a ciência buscou armas para expulsar o tumor. Mas agora estamos virando o jogo - o inimigo é o corpo em desequilíbrio. E a resposta para lidar com o câncer está dentro de você.
...O câncer faz parte do processo natural da vida. Na espreita, dentro de nós, os genes que ativam o câncer esperam por mutações que possam acordá-los e desenvolver a doença. Sim, eu e você temos no nosso DNA alguns genes que podem converter células normais em cancerosas, conhecidos como proto-oncogenes. Já vieram de nascença. Mas, para o nosso alívio, nem todos despertam. Teoricamente, três a cinco mutações em genes específicos já seriam o suficiente para desenvolver um câncer. Mas, em média, um tumor maligno é o resultado de 400 mutações. Ou seja, o resultado de um azar tremendo...
O câncer pode surgir quando corpo humano perde sua harmonia e seu ecossistema interno se desequilibra, ou seja, ele se torna suscetível ao desenvolvimento de tumores.
...Imagine o corpo como uma grande orquestra, equilibrada e harmônica. O câncer seria o equivalente a um dos instrumentos, digamos o violino principal, estar fora do tom. Devagar, aquele som desafinado começa a contaminar todos os outros, que o seguem. O resultado, você pode imaginar, é uma barulheira descabida - um equivalente sonoro a um tumor.
É exatamente assim com o câncer, doença que se espalha sorrateira. Ela começa com uma pequena inflamação, pode ser algum químico do cigarro ou fuligem, por exemplo, que se aloja no pulmão. Para expulsá-lo, nosso sistema imunológico vai até lá lutar contra ele e desencadeia um processo inflamatório. Nessa briga, pode ser que alguma célula do corpo leve a pior: a toxicidade do alcatrão, por exemplo, pode acordar um oncogene e alterar para sempre seu DNA. Mutante, ela começa a se dividir e multiplicar descontroladamente, muito mais do que as companheiras: uma das características principais do câncer. Se novas mutações aparecerem, e uma delas desligar a capacidade natural do organismo de matar as células, por exemplo, ferrou: o câncer surgiu... Se a doença convive com a gente, ela também dificilmente será extinta, ao contrário do que a humanidade sonhava. Por muito tempo, os cientistas se preocuparam em buscar armas e munições contra os tumores, como se fossem um inimigo externo que precisa ser expulso a qualquer custo. Não entendiam que ele faz parte de nós. "Se a doença cresce, é porque o corpo todo está doente, não apenas um órgão", diz Agus.
Em outras palavras, o câncer só cresce quando seu organismo falho permite - quando aquele primeiro violino saiu do tom. E é para esse lado que a oncologia começa a olhar: para dentro de você, à procura do reequilíbrio do corpo.
...pesquisadores também acreditam que o estilo de vida pode prevenir ou ajudar o organismo a lutar contra o câncer. Uma vida mais saudável e regrada fortalece o corpo - e, assim, o sistema imunológico ganha um empurrãozinho também. "O câncer não é doença de um órgão só, é o sintoma de um desequilíbrio geral do corpo", diz David Agus. "Você diz que sua casa 'está com um problema de água', quando vê uma poça de água na sala? Ou você procura onde está o vazamento? Não basta secar a água, é preciso consertar o encanamento. É o mesmo com o câncer, envolve todo o sistema", diz Agus... Estilo de Vida Saudável - Favorece as forças naturais do corpo
...dormir oito horas por dia, praticar atividades físicas, comer mais vegetais e frutas, sempre nos mesmos horários, ajuda a prevenir e enfraquecer o câncer. Sim, definir horário para cada atividade (principalmente na hora de se alimentar) é tão importante quanto o que comer.
"Se você come todos os dias às 13 horas e, por acaso, hoje vai comer às 15 horas, seu corpo passou duas horas sob estresse", diz Agus.
...completa Daniela Jobst, nutricionista funcional...
E é por isso que Agus recomenda todo cuidado para evitar inflamações: desde vacina contra gripe até aspirinas. "O que inflama hoje no seu corpo pode ter um resultado pior daqui a alguns anos",
A aromaterapia, através do uso dos óleos essenciais (OE) pode ajudar na manutenção do equilíbrio do organismo
Os óleos essenciais OE indicados devem ser aqueles que conferem ação antioxidantes, para ajudar a fortalecer o sistema de defesa e limpeza do organismo. Pesquisas realizadas neste campo comprovam o efeito antioxidantes de alguns OE, entre eles estão: o Grapefruit - Citrus Paradisi, Limao - Citrus lemon e o Manjericao - Ocimum basilicum
Em um estudo realizado em Taiwan em 2015 mostrou que o Limoneno foi o ingrediente principal do OE C. paradisi, de efeito antioxidante, substancia envolvido na redução de doenças cardiovasculares ou melhorar a eficácia do sono.
As substancias antioxidantes são capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável, seu papel é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, ajudam a manter saúde da pele,promovem o retardamento do envelhecimento e, acima de tudo previnem o desenvolvimento de doenças como o câncer .
Alimente-se bem, evite o fumo, beba moderadamente, pratique algum tipo de exercício fisico, tenha um hobby, cuide da qualidade dos seus pensamentos, familiarize-se com suas emoções e faça uso dos OE com bom conhecimento, essas são algumas dicas para que seu corpo mantenha-se saudável e evite assim o desenvolvimento do câncer.
2 Comentários
23/1/2016 07:05:49 am
Quiero vender su producto .me puede dar informacion?
Responder
Ola Rosa, bom dia. Eu não vendo produtos. Um bom final de semana ;)
23/1/2016 09:27:37 am
Responder
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|




