Cérebro de Pessimistas produz Menos Substâncias de Combate à Dor
As neuroimagens mostraram que o cérebro dos voluntários que apresentavam, em maior grau, os traços de personalidade descritos produziu maiores quantidades de substâncias que naturalmente combatem a dor, como endorfinas. Como esperado, eles também relataram melhora mais rápida da dor. “Parece que há uma conjuntura emocional que favorece a liberação natural de substâncias que combatem a dor, o que aumenta a efetividade do efeito placebo”, diz o coordenador do estudo, Jonkar Zubieta.
PENSAMENTOS NEGATIVOS INFLUENCIA O PROCESSO DE DOR NAS COSTAS
Uma pesquisa do Instituto Robert Koch mostrou quanto o que sentimos e pensamos pode afetar a coluna. Segundo o estudo, as pessoas com tendências depressivas sofrem duas vezes mais de dores nas costas. Um experimento realizado pelo médico Marcus Schiltenwolf, do Hospital Ortopédico Universitário de Heidelberg, desenvolvido com 102 homens e mulheres revelou que pacientes com dorsalgia frequentemente se queixam de outros problemas - principalmente psíquicos. Esse resultado comprova o que psicólogos e médicos mais atentos já percebem em seus consultórios: dores crônicas nas costas raramente representam um quadro isolado. Não por acaso é a coluna vertebral que sustenta o corpo, e golpes emocionais terminam por afetar esse equilíbrio, o que resulta em dor. Os cientistas observaram, entre outras coisas, que pacientes com padrões de pensamento negativos tendiam mais a desenvolver a dorsalgia crônica. Os afetados têm mais inclinação, por exemplo, a enxergar possibilidades de catástrofes, têm medo de que sua doença se torne insuportável, ficam remoendo ideias e pouco acreditam em melhora e menos ainda em cura. O estresse, preocupações ou medos relacionados ao futuro também aumentam o risco de um desdobramento crônico.
Aromaterapia aplicada no tratamento da Dor
Atitudes positivas é uma questão de esforço pessoal e autoconhecimento.
Faz uma grande diferença entender que a felicidade, ou ser otimista e positivo, ou ainda desfrutar de bem-estar, não é uma benção, não tem a ver com destino nem é fruto do acaso ou de contingências e circunstancias externas. Se, como disse disse Aristóteles, "nós somos o que habitualmente fazemos" a felicidade é consequência de uma atitude positiva, assim dor e tristeza ou depressão crônica pode ser consequência de uma atitude negativa.
O bem-estar e a saúde, portanto, é uma questão de Atitudes Positivas.
Aprenda a reconhecer em você emoções insalubres ou negativas, como muitos preferem, e busque reconhecer nessas emoções boas instrutoras que nos ajudam a tomar boas decisões, que nos resguardam de perigos e decepções. Pense nelas apenas como instrumentos de advertência, que uma vez recebidas deixa de ser necessária. Sentir emoções insalubres que causam negativismo é importante, mas fazer com que elas sejam eliminadas ou deixar que se vão também é importante.
De acordo com a neuropsicologia o cérebro humano dispõe, na sua proporção mais frontal, dos mecanismos necessários para controlar emoções negativas, tudo que você precisa é aprender a usá-lo bem.
É aqui que entra a ação dos OE, especialmente aqueles que são extraídos dos frutos cítricos, pois eles atuam em areas do cérebro responsável por "memórias prazerosas" contribuindo com a quebra do padrão negativo, pessimista. Esses OE são altamente indicados para aqueles que necessitam aprender a viver fora do padrão Preto e Branco, aprender a ver e viver a vida de forma mais COLORIDA ou seja, aprender a viver de forma mais POSITIVA e OTIMISTA, os benefícios são muitos, o alivio da DOR é um deles.
Segue uma pequena lista dos (OE) indicados por suas propriedades analgésica e antiinflamatória para os cuidados com as dores, especialmente dores crônicas:
Para uma vida mais serena pratique meditação, faça exercício de respiração, busque fazer coisas que lhe deem prazer (cinema, encontro com amigos, viajar, ler, música, dança, arte enfim busque um hobby que lhe ofereça uma trégua para as demandas da vida). Busque também praticar algum tipo de exercício físico que lhe agrade. Experimente a terapia com as essências florais; se achar que deve, saiba mais sobre a terapia cognitiva, e se desejar experimentar, faça isto por você pois, só trará benefícios para sua saúde física, mental e emocional. E, para completar, aprenda a praticar a Arte da Terapia com os Aromas, esta dádiva da natureza, e viva a vida de forma mais plena e saudável.
ATENÇÃO - busque sempre o acompanhamento de um profissional qualificado, a aromaterapia clinica não substitui outras terapias, trabalha junto.
1 Comentário
Maria da conceição porto
6/2/2016 07:46:36 pm
Responder
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|





