|
Ingestão de Óleos Essenciais: mitos e verdades - texto postado com a autorização da autora! Recentemente tivemos uma onda de incentivo desenfreado no consumo de óleos essenciais, inclusive pela via oral. Esse é um tema polêmico para a Aromaterapia no BRASIL e vou deixar aqui reflexões importantes sobre esse uso. Porque eu digo polêmico no nosso país? Pela fato da Aromaterapia ser uma prática terapêutica muito jovem em terras brasileiras e por duas questões fundamentais:
Finalizando, aqui vão os maiores mitos sobre que encontramos hoje em dia no Brasil aconselhando a ingestão:
❌ Experimente com mel que não tem problema: pode até não ter problema porque o mel é um bom veículo, porém: qual ação desejada, dosagem, incidência ao dia, por quantos dias? E o mais importante, qual é esse OE que está ingerindo? Será que outra via de administração não seria mais adequada? ❌ Se não fizer bem, mal não vai fazer: pode fazer mal sim, desde lesões nas mucosas, gastrite e toxidade em diversos níveis. Vamos lembrar que Aromaterapia boa é Aromaterapia consciente. Usando os OEs com respeito, objetivo e sabedoria podemos levar essa ciência adiante. Que os bons aromas continuem guiando nossos caminhos. Vanessa Castello Branco Pereira - Naturóloga A pratica da aromaterapia está vivendo um grande desafio, não somente no Brasil, mas, em vários outros países. Estamos assistindo o crescimento galopante pelo incentivo ao consumo de OE feito por pessoas que não têm o menor conhecimento do assunto, muitas dessas pessoas estão em busca de ganhos financeiros oferecidos por grandes empresas distribuidoras de produtos aromáticos que inclui os OE. Essa popularização do consumo dos OE, especialmente pela via oral, pode ser altamente perigosa, não vai demorar para que esses consumidores comecem a perceber que, fazer uso de substancias químicas sem orientação, e muitas vezes sem necessidade real, pode lhes causar mais danos do que os benefícios que estão sendo postados constantemente nas Redes Sociais. Fiquemos atentos! Veja abaixo o texto da Dra. Cristina Valêncio - Advogada e Aromaterapeuta Clínica - sobre Responsabilidades e Deveres do vendedor de OE sobre seu cliente, e as implicações que ele pode se envolver no caso de clientes, que fazem uso de OE via oral ou direto na pele, venha a sofrer algum tipo de dano. Contato - Dra. Maria Cristina Valêncio - Instagram /
Oleos Essenciais são naturais, porém contém grande e variadas quantidade de moléculas químicas, que interagem com o seu organismo de maneira individual e única. Não temos legislação específica que cuide do uso e indicação de Óleos Essenciais, mas temos a legislação da responsabilidade civil e também a responsabilidade Penal vem explicita no Art. 132 do Código Penal - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
Condutas eivadas de imprudência, negligência ou imperícia, porquanto próprias do ato culposo, não são puníveis na forma do artigo 132 do Código Penal, incorrendo na responsabilidade exposta no Art. 186 do Código Civil. Contudo, se você não sabe o que está fazendo, ao indicar um óleo essencial, com interações químicas, não vai ser difícil provar o dolo, se terceiras pessoas forem prejudicadas com sua atitude. Então se você é aromaterapeuta, cuidado com a saúde e o bem estar de seu paciente, tenha responsabilidade, bom senso, analise, estude, atualize seus conhecimentos e tenha em mente, que, se causar dano a saúde de outrem, além de ser responsabilizado civilmente, poderá ser criminalmente. Não deixe a natureza agir contra você, e sim faça dela sua aliada com conhecimento e responsabilidade.
|
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|