Insônia - Por que nao consigo dormir?
O sono tem vários estágios, começamos com o sono leve, depois o moderado e depois o sono profundo que é fundamental para o repouso do corpo e liberação de hormônios, após esse período sonhamos, e tudo recomeça . Se não dormimos bem, acordamos irritados e cansados. O sono e os sonhos que representam vinte e cinco por cento do sono ,são muito importantes para a nossa existência, e ás vezes não damos o devido valor, e a conseqüência pode ser a insônia, principalmente quando confundimos realidade com fantasia, preocupações com medos.
É grande o numero de pessoas que sofrem de distúrbios do sono, e podem ser crônicos ou esporádicos, e muitas vezes tomam pílulas para dormir, que combatem os sintomas mas não as causas. A insônia pode ser consequncia de muitos distúrbios mentais, bem como questões ambientais( pressões profissionais do dia a dia ), físicas( dores, comida, bebida, ronco e vícios em geral ) e psicológicas( estresse, depressão, ansiedade, etc ). O sono é uma necessidade humana primária, assim como o sexo, a fome etc. O sono repousa nosso corpo, tanto que passamos em media um terço de nossa vida dormindo. No entanto para dormirmos bem, tanto nós humanos como os animais, procuram locais seguros, confortáveis e silenciosos.
A importancia dos sonhos
Muitas pessoas associam o sono com a morte. Quando dormimos relaxamos nossos controles, e o sono exige que nós confiemos e nos entreguemos ao desconhecido ,ao inconsciente,mas ficamos desconfiados, com medo. Se não dormimos bem é porque não conseguimos nos desligar da vida consciente, que é quando estamos acordados. Quando temos insônia, é porque estamos com medos; dos nossos sentimentos, do que é irracional, de perdas, do inconsciente , do mal, da escuridão, da solidão e da morte. A importância do Desapego
Apegamo-nos muito ao nosso intelecto, a nossa consciência diurna,e não nos desligamos nem a noite dormindo, dizendo que não sonhamos, ou não nos lembrando, mas o sono nos leva ao reino da noite, permite-nos viver, em nossos sonhos, aquilo que deixamos de viver durante o dia e assim restaura o nosso equilíbrio psíquico.
Segundo a psicossomática, quem sofre de insônia , tem dificuldade em desapegar-se do controle consciente e tem medo do próprio mundo inconsciente, e assim levamos para a noite nossos pensamentos, preocupações, e pelo contrario deveríamos usar o sono e os sonhos para nos darem possíveis soluções de problemas do cotidiano e não lutar contra eles, e sim buscar soluções. O que as pessoas que sofrem de insônia deveriam aprender é encerrar o dia de tal forma que possam entregar-se totalmente à noite e as leis que a regem, e tentar descobrir o que está na raiz do medo e enfrentar.O que falta aos insones é autoconfiança para entregar-se e desapegar-se da vida material e relaxar e pedir ajuda ao inconsciente, seu mundo interior.
Os insones crônicos têm medo da noite. A importancia do equilibrio no sono
No outro lado, quem tem sono excessivo, dificuldade de acordar, deve analisar o seu medo diante das exigências do dia a dia . Acordar é enfrentar responsabilidades, dormir é entrar em contanto com um mundo melhor, mais fantasioso, infantil.
Assim como o ato de adormecer tem relação com a morte, o despertar se assemelha ao nascimento.
A aromaterapia clinica na Insônia
Pratique a Arte do Bem Viver de dia e de noite, com os aliados da Natureza, os Óleos Essenciais
6 Comentários
Nadya Causo
30/3/2016 01:20:06 pm
Muito espetacular essas informações sobre a insônia, valem por uma aula, fala do problema, mas trabalha baseada na psicossomática e aromaterapia, que juntas proporcionam a cura real!
Responder
vera
30/3/2016 01:33:57 pm
Obrigada Nadia querida, seja sempre bem vinda.
Responder
Rode Anhaia
1/4/2016 07:23:30 am
Responder
Mariângela Portela
4/4/2016 11:36:35 am
Vera, parabéns pelo material excelente, sempre tão rico, sobre os assuntos que borda.
Responder
vera
4/4/2016 11:45:27 am
Obrigada querida Mariangela, por sua gentileza em deixar msg. Abraço com carinho grande.
Responder
Jane Vargas
6/9/2016 11:15:32 am
Olá Vera! Adorei a matéria publicada e a forma como abordasse o tema. Há muito tomo medicamento para dormir e gostaria muuuuito de utilizar os chás ou OE para substituir. vivo num lugar muito barulhentos o que me afeta profundamente. Tenho dificuldade para pegar no sono. Qual chá ou OE me aconselhas? Grata por tua dedicação. Bjs. Jane
Responder
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|




