A cor do primeiro mês do ano, janeiro, é branca. Você sabe por que? Na década de 1990, o Ministério da Saúde adotou o que ficou conhecido como as “cores da saúde”, creditadas a alguns meses do ano para a realização de mobilizações e campanhas publicitárias com o intuito de massificar as informações sobre determinadas doenças e a necessidade da prevenção. E a campanha do Janeiro Branco foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (MG), pelo psicólogo Leonardo Abrahão. O mês foi escolhido por ser um período terapêutico e por se tratar do começo do ano, quando as pessoas estão focadas nas mudanças. Estamos vivendo a Era da Sociedade do Cansaço, a Era da Violência Neural, que de acordo com o filósofo coreano Byung-Chul Han as doenças neurais definem o século 21. Portanto, na era da depressão, do TDAH, da hiperatividade, do burnout, a violência só pode ser neuronal. /
Janeiro branco visa a conscientização da saúde mental, já que a depressão, um assunto que diz respeito a todos nós, afeta 322 milhões de pessoas no mundo e 11,5 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde. Já os transtornos de ansiedade acometem 264 milhões (18,6 milhões no Brasil).
/
Janeiro branco tem por objetivo fazer campanha de alerta sobre a saúde mental ressaltando, principalmente, a importância de se cuidar do equilíbrio e bem-estar da mente, assim sendo, gerar mais qualidade de vida. A ideia básica é desenvolver cada vez mais a psicoeducação, incentivar a pratica do autoconhecimento com o objetivo de ajudar o individuo a descobrir o que é que lhe faz bem, ajudá-lo a reconhecer os círculos viciosos repetitivos que lhe faz mal e se libertar. A pratica do Conhece-te a ti mesmo pode levar o individuo a ter uma vida de mais qualidade em tempos de violência neural que o ser humano vive atualmente. O cuidar do sofredor deve ser multidisciplinar. Os OE utilizados na pratica da AC são altamente eficientes para contribuir com o resgate da saúde mental e emocional dos indivíduos acometidos por depressão e ansiedade e outras condições psíquicos, o aromaterapeuta clínica deve atuar em conjunto com outros profissionais, pois sabemos que o sofredor de condições psíquicas, na maioria dos casos, necessita de cuidados médicos e psicológicos. O aromaterapeuta faz a parte dele, aquilo que lhe cabe fazer, que é indicar os OE adequados para a pessoa em tratamento. Cuidar da saúde mental de uma pessoa é um trabalho multidisciplinar, cada um faz a sua parte para ajudar o sofredor a resgatar sua integridade. Mente sã, corpo são!
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|