|
Como nos vemos e como nos sentimos diante de nossa própria imagem, nos diz como está a nossa autoestima. Ela não é arrogante, auto-absorvida, ou narcisista. Ela confere um entendimento saudável de quem você é. É gostar de si mesmo por quem você é. Respeito realista e impressão favorável de si mesmo, auto-respeito isto se traduz por autoestima positiva condição essencial para uma vida feliz e saudável. Autoestima equilibrada confere a capacidade para o indivíduo se adaptar, crescer, e lidar bem com as questões da vida e sobreviver. Ela permite um navegar bem sucedido pelas frustrações, dificuldades, obstáculos e outros problemas que, inevitavelmente, serão confrontados ao longo do caminho existencial. Os pais são cruciais para o senso positivo de uma criança sobre si mesmo. O papel dos pais é conferir estabilidade, segurança e amor para que seus filhos possam crescer e ser autoconfiantes, responsáveis e capazes. É de grande importância que os pais sejam bons modelos, os quais apresentam uma visão positiva de si mesmo para que seus filhos possam aprender pelo exemplo. Quando uma criança (ou adulto) tem auto conceito positivo sobre si mesmo, eles tem poder de ação e são protegidas. Entender a si mesmo, suas crenças, pontos fortes e seus pontos fracos somente fortalece a capacidade para entender, suportar, e lidar com situações difíceis e tomada de decisões. A autoestima é a soma da autoconfiança com auto-respeito. Ela reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender os problemas, tolerância em ambiente hostil e paciência nas adversidades), ela confere o direito de sermos felizes. Três níveis de autoestima que podem ser apresentados por um indivíduo, e o modelo ideal de autoestima. Alto nível de autoestima - Significa sentir-se confidentemente adequando à vida, isto é, competente e merecedor. Baixo nível de autoestima - Significa sentir-se inadequado à vida, errado, não sobre este ou aquele assunto, mas errado como pessoa. Médio nível de autoestima -Significa flutuar entre sentir-se adequado ou inadequado, certo ou errado como pessoa e manifestar essa inconsistência no comportamento - as vezes agindo com sabedoria, outras como um tolo - reforçando portanto a Incerteza. Idealmente falando - Todos nós deveríamos desfrutar de um alto nível de autoestima, vivenciando a gostosa sensação de que a felicidade nos é adequada. Infelizmente, muitos sofremos de sentimentos de inadequação, insegurança, dúvidas, culpa e medo de participar da vida plenamente. Desenvolver autoestima é desenvolver a convicção de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade e, portanto capazes de enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo que nos ajudam a atingir nossas metas e a nos sentirmos realizados. Óleos essenciais sugeridos com possíveis atuação na construção da autoestima positiva: CAMOMILA romana e alemã - desenterram sentimentos de raiva e frustração e redirecionam a energia do fígado para ações construtivas; confere equilíbrio para a ação do sistema nervoso. Calma mental e emocional. LAVANDA - O óleo da calma e do harmonia para os tempos difíceis, confere paz para os momentos de tomada de decisão. VETIVER - o óleo do equilíbrio e da tranquilidade; confere sensação de adequação e senso de pertencimento, confere auto respeito. TOMILHO– o óleo da bravura, confere coragem visceral para que o indivíduo possa se abrir para o mundo sem medo de ser julgado ou criticado. JUNIPER BERRY - o óleo da timidez e da insegurança, confere auto confiança ROSA – o óleo da cura para as feridas emocionais profundas, confere paz, entendimento e cura para todo tipo de sofrimento estagnado no coração. Óleo de ação libertadora de questões emocionais antigas. FRANKINCENSE – óleo divino, confere confiança na providência divina, que sempre proverá exatamente o que necessitamos para evoluirmos em todos os níveis. CÍTRICOS - os óleos de Laranja, Mandarim, Graprefruit, Bergamota e Limão são todos excelentes para ajudar a na construção da autoestima positiva Quanto mais elevado for nosso nível de autoestima, maiores serão as nossas possibilidades de mantermos relacionamentos saudáveis, em vez de destrutivos, pois assim como o AMOR atrai o AMOR, a saúde atrai a saúde, a vitalidade e a comunicabilidade atrai mais do que o vazio e o oportunismo, atrai vida em abundância. Fonte para autoestima Nathaniel Branden A Autoestima é o que há de mais divino no ser humano.
Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo". Cíntia Salvato
5 Comentários
cristina
9/12/2014 04:27:04 pm
adorei o blog, obrigada por compartilhar
Responder
24/2/2015 02:08:38 am
tks!! Seu trabalho é lindo!!! Profissional !! Dedicado!!! feito com AMOR!!
Responder
Vera
26/4/2015 06:00:56 am
Olá minha querida Elo, agradeço a gentileza em deixar sua msg, venha sempre nos visitar. Abraço com muito carinho
Responder
Sylvia C. Kamel Steenhagen
25/2/2015 03:35:40 pm
Responder
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|
