|
Tipo 1 – Respiração lenta – acalma, torna a pessoa pacífica, cordata, compreensiva. Quando precisamos pensar claramente devemos nos lembrar sempre de respirar lentamente. Este tipo de respiração permite desenvolver uma percepção mais ampla, mais profunda, e cria condições para o autoconhecimento e para que a pessoa entre em harmonia com a consciência universal. A respiração lenta diminui o ritmo das atividades biológicas, faz baixar a pressão sanguínea e a temperatura.
Tipo 2 – Respiração rápida - excita e dá forças. Produz um estado mental instável e faz com que a pessoa mude de emoções bruscamente, com reações inesperadas de ataque e defesa. A pessoa torna-se mais subjetiva e egocêntrica, presa a detalhes e não ao geral. A pessoa que habitualmente tem a respiração rápida, segundo os orientais, é mesquinha ou tem tendência à mesquinhez. Tipo 3 – Respiração profunda – gera harmonia entre todas as funções do corpo, mais estabilidade emocional e confiança. A pessoa tem melhor imagem de si mesmo, é mais confiante e tem mais capacidade de realização e de expressão. A respiração profunda facilita a meditação, o recolhimento, a análise e o sentimento amoroso. Tipo 4 – Respiração superficial - gera carência, inclusive de oxigênio, o que se reflete negativamente no estado emocional e mental da pessoa. Ela fica amedrontada, insegura, volúvel, com a intuição deficiente, com má memória, mas sujeita as crises e doenças, permanentemente angustiada. Tipo 5 – Respiração longa – confere poder de concentração, a pessoa fica sintonizada com o universo, paciente, calma, tolerante, desenvolve uma visão profunda das coisas, da situação e das pessoas e uma grande consciência de conjuntura. São pessoas com mais clareza, boa memória e mais visão de futuro. Tipo 6 – Respiração curta – gera dispersão e impaciência, geralmente são pessoas emocionalmente muito irregular, tem tendência a intolerância e ao mau humor, custa a adaptar-se aos ambientes novos, vive quase sempre em conflitos, não confia nos outros, é destrutiva e apegada em detalhes sem importância.
A respiração é um movimento importante para o controle das emoções. Mas raras são as pessoas intuitivas que praticam espontaneamente a melhor respiração, para os hindus, essas pessoas são santas e se destacam das demais porque podem operar milagres, de tão sintonizadas que estão com as forças do universo. Nós respiramos em busca de oxigênio indispensável à vida humana, seja para limpar o sangue de impurezas, seja para misturar-se aos carboidratos e fornecer combustível às células. Respirar é mais do que inspirar e expirar, a respiração correta é indispensável para o controle das emoções e para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Quando estamos excessivamente irritados e não queremos explodir, respiramos fundo. Quando o perigo passa, suspiramos aliviados.Quando rimos, soltamos ar em impulsos gargalhando. Conclui-se então que a respiração está intimamente ligada às nossas emoções. Os orientais já contam com esta informação há mais de cinco mil anos. A mente relaciona-se com o corpo através do Sopro Vital. Profissionais da área apontam três aspectos respiratórios a considerar o ritmo, a profundidade e a duração. As possíveis combinações destas três podem resultar em vários tipos de respiração.
Do ponto de vista emocional, a melhor forma de respiração é a longa, lenta e profunda, capaz de criar dentro da pessoa harmonia, paz, saúde e compreensão. Pessoas que se habituam a respirar assim não são atingidas pelas crises e, quando o são, saem-se muito bem, porque são calmas e controladas. Em qualquer processo de controle emocional a respiração é um fator preponderante. Isto quer dizer que, se pretendemos ter autocontrole, precisamos primeiro aprender a respirar corretamente. Depois procurar a respiração ideal.
Óleos essenciais indicados para ajudar na conquista da pratica da respiração correta são óleos que contêm boa porcentagem dos componentes químicos conhecidos como Sesquiterpenes, Ésteres, Alcoóis e Óxido 1,8 cineole.
Estas substancias químicas (partes da base de formação dos óleos essenciais) contêm elevado potencial terapêutico, e sua função original é basicamente zelar pela saúde e vida da planta. Assim, exatamente como fazem com a plantas, fazem por com nós seres humanos, zelam pela nossa saúde e pela nossa vida. Conferem efeito calmante, relaxante, sedativo, analgésico, desintoxicante, antiespasmódico, equilibrador e energizante para o corpo, e, em especial para os Sistema Respiratório e Circulatório. Óleos essenciais que contêm boa proporção destas substancias também são essenciais para tratar questões emocionais não resolvidas ou estagnadas. Emoções aprisionadas ou sequestradas, são mantidas como reféns especialmente nos pulmões e no coração, causando danos para o corpo todo e contaminado o sangue e embotando a circulação da consciência.
Óleos ricos em Sesquiterpenes são indicados para ajudar no bom desenvolvimento da calma, da tranquilidade e da saúde das funções do sistema respiratório. Promovem limpeza e ajudam a liberar emoções antigas: Camomila alemã, Cedro, Cypress, Frankincense, Sândalo, Vetiver e Ylang ylang;
Óleos ricos em Ésteres são indicados para ajudar no desenvolvimento da saúde dos pulmões, do coração e dos sangue, são extremamente úteis para a manutenção do equilíbrio das emoções e recuperação da saúde emocional: Camomila romana, Clary sage, Petitgrain, Bergamota, Lavanda, Gerânio, Neroli e Juniper berry; Óleos ricos em Alcoóis são indicados para desinfetar, limpar e energizar os sistema respiratório e o sanguíneo e curar dores emocionais. Verdadeiros tônico para a saúde dos pulmões e coração: Rosewood, Tomilho, Gerânio, Rosa, Lavanda, Petigrain, Neroli e Ylang Ylang; Óleos ricos em Óxido indicados para refrescar, limpar e arejar o sistema respiratório e sanguíneo: Eucalipto smithii e radiata, Ravensara e Alecrim. Quanto mais nos reeducamos no controle da respiração de forma consciente, regulando o ritmo a profundidade e a duração de nosso processo respiratório, melhor lidamos com nossas emoções e sabiamente desenvolvemos cada vez mais nossa Inteligência Emocional. Quanto melhor nos energizamos através da respiração perfeita, mas energia fluirá para nosso corpo e nossa mente. Respiração Luiz Lobo - O sequestro das Emoções. Auto Conhecimento, altamente recomendado para uma boa saúde física, mental, emocional e espiritual, pratique e deixe a saúde ser sua companheira de viagem pelas estradas da vida.
"O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento.
Portanto estou incumbido conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu." Kahlil Gibran
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|


