Medicalização da Vida! A “medicalização” da vida é a transformação de situações normais da existência humana em objetos de abordagem por profissionais de saúde medica utilizando medicamentos, e agora o coro engrossou, entrou neste jogo da medicalização da vida os "consultores da saúde" (vendedores de óleos essenciais OE via MMN). Os eventos naturais da vida tais como: nascimento, morte, adolescência, menopausa, envelhecimento, atividade sexual, distúrbios digestivos e outros, são transformados em situações clínicas. Nessas situações, é preciso desenvolver atitudes e ações destinadas a promover a qualidade de vida e prevenir doenças, mas o que acaba ocorrendo é o uso indiscriminado e em larga escala de medicamentos e OE. Essas industrias buscam se apropriar da saúde das pessoas as fazendo acreditar que só podem ser saudáveis se fizerem uso das substancias químicas oferecidas. O apelo dessas empresas para o uso de medicamentos sejam de farmácia ou OE estão colocando as pessoas em uma posição de impotência diante dos fatos da vida, estão levando os indivíduos a acreditar que sem substancias terapêuticas, elas não têm suporte para VIVER uma vida de forma naturalmente saudável. /
Em artigo publicado na revista Le Monde Diplomatique, em maio de 2006, Moynihan e Wasmes denunciaram o movimento da indústria farmacêutica, que vem há longo tempo procurando produzir remédios para as pessoas saudáveis. O marketing é empregado para criar novas doenças ou novas síndromes, dar novos nomes e destacar a importância de problemas funcionais, para induzir o uso de medicamentos. Essa situação é muito grave, especialmente nos Estados Unidos, que têm menos de 5% da população mundial e representam cerca de 50% do mercado de medicamentos. Medicamentos de uso discutível em pessoas saudáveis, como vitaminas, hormônios sexuais, medicamentos para diminuir a taxa de colesterol, antidepressivos, vaso-dilatadores, antibióticos para uso “profilático”, anti-inflamatórios, psicotrópicos, além de outros, são, atualmente, largamente usados sem necessidade cientificamente comprovada. Os medicamentos usados para diminuir a taxa de colesterol, por exemplo, formam um dos grupos mais usados no mundo, o que é alimentado pelo verdadeiro terrorismo veiculado pela imprensa leiga, com o propósito de evitar doenças circulatórias. São remédios potentes, muito importantes no arsenal terapêutico moderno, mas não podem ser usados apenas porque o valor numérico do colesterol no sangue está acima do que é considerado normal – isso seria como se estivesse sendo tratado um número e não uma pessoa. Profissionais de saúde e a população devem ficar alertas e exercer seu espírito crítico em relação ao uso de medicamentos, que devem ser empregados apenas em situações específicas, para obter benefícios cientificamente comprovados.
|
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|

