Escola Vera Guedes de Aromaterapia
  • HOME
  • A ESCOLA
    • MATERIAL DIDÁTICO
    • CURSOS/EBOOKS
  • AROMATERAPIA
    • AROMATERAPIA CLÍNICA >
      • AROMATERAPIA COMERCIAL
    • PROFISSIONAIS
    • RENÉ-MAURICE GATTEFOSSÉ
    • LEITURA TERAPÊUTICA >
      • SINDROME PÓS HISTERECTOMIA
      • ROCKEFELLER O FUNDADOR DA MEDICINA MODERNA
      • ANSIEDADE - REMÉDIOS E OE
      • DEPRESSÃO - REMÉDIOS E OE
      • IMUNIDADE
      • CORAÇÃO
      • MEDO
      • ESTRESSE
      • ACNE - AROMATERAPIA CLINICA
      • ENDOMETRIOSE
      • OE - NATURAIS, PADRONIZADOS,ADULTERADOS
      • ADULTERAÇÃO DE OE
      • AROMATERAPIA E O FÍGADO
      • FADIGA CRÔNICA E AROMATERAPIA
      • TREMOR NAS PÁLPEBRAS E AROMATERAPIA
  • ÓLEOS ESSENCIAIS
    • DESTILAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
    • PROPRIEDADES E INDICAÇÕES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
    • DOSAGEM CORRETA PARA DILUIÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
    • COMO OS OE CAEM NA CORRENTE SANGÍNEA
    • COMO ELES ATUAM NO CORPO
    • FORMAS DE USOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
  • Blog
  • CONTATO

Remédios e Óleos Essenciais!

20/7/2019

6 Comentários

 
Imagem
Imagem

Medicalização da Vida!

 A “medicalização” da vida é a transformação de situações normais da existência humana em objetos de abordagem por profissionais de saúde medica utilizando medicamentos,  e agora o coro engrossou, entrou  neste jogo da medicalização da vida  os "consultores da saúde" (vendedores de óleos essenciais OE via MMN). Os eventos naturais da vida tais como: nascimento, morte, adolescência, menopausa, envelhecimento, atividade sexual, distúrbios digestivos e outros, são transformados em situações clínicas. Nessas situações, é preciso desenvolver atitudes e ações destinadas a promover a qualidade de vida e prevenir doenças, mas o que acaba ocorrendo é o uso indiscriminado e em larga escala de medicamentos e OE. Essas industrias buscam se apropriar da saúde das pessoas as fazendo acreditar que só podem ser saudáveis  se fizerem uso das substancias químicas oferecidas. O apelo dessas empresas para o uso de medicamentos sejam de farmácia ou OE estão colocando as pessoas em uma posição de impotência diante dos fatos da vida, estão levando os indivíduos a acreditar que sem substancias terapêuticas,  elas não têm  suporte para VIVER  uma vida de forma naturalmente saudável. 

/

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Em artigo publicado na revista Le Monde Diplomatique, em maio de 2006, Moynihan e Wasmes denunciaram o movimento da indústria farmacêutica, que vem há longo tempo procurando produzir remédios para as pessoas saudáveis. O marketing é empregado para criar novas doenças ou novas síndromes, dar novos nomes e destacar a importância de problemas funcionais, para induzir o uso de medicamentos. Essa situação é muito grave, especialmente nos Estados Unidos, que têm menos de 5% da população mundial e representam cerca de 50% do mercado de medicamentos. Medicamentos de uso discutível em pessoas saudáveis, como vitaminas, hormônios sexuais, medicamentos para diminuir a taxa de colesterol, antidepressivos, vaso-dilatadores, antibióticos para uso “profilático”, anti-inflamatórios, psicotrópicos, além de outros, são, atualmente, largamente usados sem necessidade cientificamente comprovada. Os medicamentos usados para diminuir a taxa de colesterol, por exemplo, formam um dos grupos mais usados no mundo, o que é alimentado pelo verdadeiro terrorismo veiculado pela imprensa leiga, com o propósito de evitar doenças circulatórias. São remédios potentes, muito importantes no arsenal terapêutico moderno, mas não podem ser usados apenas porque o valor numérico do colesterol no sangue está acima do que é considerado normal – isso seria como se estivesse sendo tratado um número e não uma pessoa. Profissionais de saúde e a população devem ficar alertas e exercer seu espírito crítico em relação ao uso de medicamentos, que devem ser empregados apenas em situações específicas, para obter benefícios cientificamente comprovados.

Cid Velloso - professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Medicalização da Vida 
/
CFM  - Conselho Federal de Medicina 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
E, para nossa não surpresa, as duas maiores empresas de vendas de OE via o sistema MMN,  que está impregnando o mundo com os OE, são americanas. Este é  bem o perfil desta nação, tudo por dinheiro, não importa os meios. 
Em maio deste ano o colunista Dante Senra publicou no site VivaBem a interessante matéria "Medicalização da Vida: remédios são cada vez mais usados sem necessidades" 
Fiz uma adaptação usando sua  matéria para mostrar que não são somente os remédios farmacêuticas que estão  sendo induzidos ao consumo sem necessidade,  mas, também os OE, os quais agora estão sendo comercializados no Brasil pela via MMN por inúmeros leigos, estas pessoas  que estão por toda parte do pais em busca de consumidores de OE, igualmente faz a industria farmacêutica. 
Esta matéria tem por objetivo mostrar que as grandes industrias da "saude", principalmente as americanas focam seu marketing no consumidor final, os induzindo a acreditar que serão mais felizes  consumindo REMÉDIOS. E não venha me dizer que OE não são remédios. 

Materia adaptada abaixo:

"Mundo estranho esse de hoje. Foi-se o tempo que água com açúcar acalmava os nervos, ou tomávamos um chá de erva-cidreira ou camomila para dormir mais relaxado. Alguém logo aparece com um lexotan, um comprimido de melatonina ou de dormonid (ou um óleo essencial).   Atualmente, temos tomado medicamentos (e óleos essenciais)  que não precisamos para tratar doenças que não temos. A esse processo damos o nome de medicalização. Profissionais de saúde, com uso de medicamentos, transformam situações normais da existência humana em objetos de abordagem.... - ​
Assim, toma-se Viagra para melhorar a potencia em indivíduos não impotentes, anabolizantes e suplementos em busca do corpo imaginário, vitaminas sem exames, psicotrópicos para lidar com os problemas habituais da vida, interrompe-se ciclos menstruais sem indicação médica e isto sem contar os antidepressivos sem diagnóstico, muitas vezes para supostamente ajudar a lidar com luto, como se isso fosse possível. Se você chorar na frente de um médico, tem grande chance de sair da consulta com uma destas receitas.... E agora, existem os formadores de consumidores de OE por todas as partes lhe oferecendo receitinhas para tudo, seduzindo os futuros consumidores lhes dizendo que os OE são naturais, portanto fazem menos mal do que os medicamentos de farmácia, ledo engano. 
Nesse caso da depressão, muitas pessoas que usam esses medicamentos não precisam deles. E, por outro lado, muitas pessoas severamente doentes não recebem o tratamento adequado. Ainda os medicamentos para reduzir o apetite (ditos para emagrecer), insônia e "anti-idade" estão entre os mais prescritos também.... Assim também acontece   no reino maravilhoso  da industria dos OE, que através de seus  vendedores das gotinhas magicas os OE que se intitulam   "agentes promotores da saúde" estão soltos por aí oferecendo OE para tudo e para todos, sem exceção. 
Assim, a medicina atual parece se propor a resolver todos os conflitos naturais da existência humana, tirando o sentir de cena. Isto porque, em nome da qualidade de vida, o conhecimento médico invadiu os processos naturais e promete ser o elixir para sua recusa da dor de existir. Compõe esse cenário a procura por um caminho mais fácil para nossa trajetória aliada a falta de robustez dos diagnósticos....
​Assim também são os consultores da saude aromáticos, para eles o mundo virou um paraíso a céu aberto depois da descoberta dos OE, estes são instruídos a sair  por ai enlouquecido na busca por  novos consumidores,  lhes prometendo saúde eterna e riqueza, pois este é o maior objetivo dos vendedores via MMN.  
O poder do mercado publicitário é uma realidade indiscutível. As companhias farmacêuticas (e das industrias de vendas  de OE via MMN),  fazem propagandas focando o consumidor final. 
Essas indústrias contratam agências de publicidade qualificadas. Qualquer figura pública pode ser transformada pela mídia num expert em medicamentos, como jogadores de futebol fazendo propaganda de vitaminas, fazendo-nos acreditar em seus efeitos milagrosos e em possíveis necessidades, explorando nossa fragilidade das pessoas.  Não, essas industrias de substancias medicamentosas  (remédios e óleos essenciais)  não podem influenciar médicos e vendedores gerando demanda nas pessoas. 
Os medicamentos,  assim com os  OE são valiosas ferramentas para o resgate da saúde dos seres humanos,  mas o  uso excessivo  da forma que vem sendo praticado tanto de um quanto de outro  é altamente perigoso, este comportamento de que tudo é passivo de ser tratado com medicamentos é nocivo para a qualidade de vida das pessoas, e gera indivíduos cada vez mais dependentes de REMÉDIOS para lhes ajudar a lidar com os desafios da vida cotidiana, que nem sempre é necessário. 
Texto adaptado do colunista Dante Senra da UOL
Medicalização da Vida - CFM
Finalizando - eu sou contra essa medicalização exacerbada da vida pelas duas vias, tanto a farmacêuticas quanto a aromática. Sou favorável a Vida Sustentável, a vida vivida de forma leve, com mais consciência, mais autoconhecimento e  menos medicamentos.
Sou favorável a formação de qualidade para os profissionais da área da Aromaterapia Clínica, pois acredito que um profissional da saúde bem formado  e ético jamais irá  sobrecarregar o organismo seu cliente com substâncias químicas, seja ele um médico ou aromaterapeuta clínico. 
E, uma das regras básicas da prática da aromaterapia clínica é não incitar o consumo de OE sem necessidade, este profissional não é treinado para vender OE, mas sim para tratar as pessoas com os OE e ajuda-las a resgatar sua saúde.
Portanto, veja bem em quem você confia para lhe orientar no uso dos OE, dê preferencia para um profissional bem formado, este sim,  tem por objetivo principal lhe ajudar a resgatar  a integridade da sua saúde. 
Óleos Essenciais e Remédios - Ambos são substâncias 100% química. 
Portanto, NÃO  seja refém de nenhum deles. Faça uso com Consciência!

6 Comentários
Ana C Castro
26/7/2019 11:55:03 am

Olá Vera. Sempre leio suas matérias e concordo plenamente. A doterra está entrando com tudo no Brasil num esquema parecido com aquele de pirâmide. OEs carissimos. Estão recrutando revendedores que vão comprar os OEs para revender e fazer seu circulo de clientes. Um perigo!

Responder
Vera
26/7/2019 01:00:21 pm

Sim, infelizmente este sistema MMN é um desastre, onde esse povo coloca as mãos estraga tudo. Tenho visto coisas terríveis, e, tenho cá comigo, muito em breve vamos ver muita gente com alergias e reações serias pelo corpo por uso excessivo de OE.

Responder
cleusa maria roncato
26/7/2019 02:19:10 pm

O que quer dizer sistema MMN?

Responder
Vera
26/7/2019 02:26:03 pm

Cleusa, sugiro ler a matéria toda, assim vc encontrará o link para a matéria sobre MMN. Obrigada.

Responder
Olga Cecilia Lesniovski
9/8/2019 11:23:39 am

AGRADEÇO PELAS ÓTIMAS MATÉRIAS. Gostaria de dividir minha preocupação, com você, em relação a uma empresa que comercializa produtos com óleos essencias e sugere INGESTÃO deles!! Sei que isso é muito delicado. Fiz formação em Aromaterapia. Aprendi que há uma escola que ensina o uso por ingestão; porém é preciso muito cuidado com isso. Obrigada pelo espaço e oportunidade de expor opinião e preocupação com o uso indiscriminado de OE. Abraço.

Responder
Vera
9/8/2019 11:31:03 am

Obrigada Olga, seja sempre bem-vinda!

Responder



Deixe uma resposta.

    Fotografia

    Autor

    Eu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de  ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos,  levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. 

    View my profile on LinkedIn

    Arquivos

    Setembro 2024
    Julho 2024
    Fevereiro 2024
    Janeiro 2024
    Outubro 2023
    Setembro 2023
    Agosto 2023
    Fevereiro 2023
    Dezembro 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014

ESCOLA VERA GUEDES DE AROMATERAPIA
Picture
Associada da IFA
Picture
Membro da NAHA

© Copyright 2014-2026-  Vera Guedes  Aromatherapy 
Todos os direitos reservados



                                       Desenvolvido por Vera Lucia Guedes
  • HOME
  • A ESCOLA
    • MATERIAL DIDÁTICO
    • CURSOS/EBOOKS
  • AROMATERAPIA
    • AROMATERAPIA CLÍNICA >
      • AROMATERAPIA COMERCIAL
    • PROFISSIONAIS
    • RENÉ-MAURICE GATTEFOSSÉ
    • LEITURA TERAPÊUTICA >
      • SINDROME PÓS HISTERECTOMIA
      • ROCKEFELLER O FUNDADOR DA MEDICINA MODERNA
      • ANSIEDADE - REMÉDIOS E OE
      • DEPRESSÃO - REMÉDIOS E OE
      • IMUNIDADE
      • CORAÇÃO
      • MEDO
      • ESTRESSE
      • ACNE - AROMATERAPIA CLINICA
      • ENDOMETRIOSE
      • OE - NATURAIS, PADRONIZADOS,ADULTERADOS
      • ADULTERAÇÃO DE OE
      • AROMATERAPIA E O FÍGADO
      • FADIGA CRÔNICA E AROMATERAPIA
      • TREMOR NAS PÁLPEBRAS E AROMATERAPIA
  • ÓLEOS ESSENCIAIS
    • DESTILAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
    • PROPRIEDADES E INDICAÇÕES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
    • DOSAGEM CORRETA PARA DILUIÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
    • COMO OS OE CAEM NA CORRENTE SANGÍNEA
    • COMO ELES ATUAM NO CORPO
    • FORMAS DE USOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
  • Blog
  • CONTATO