|
Terapeuta é aquele que auxilia o outro a curar-se de seus males - isto é o que faz também um Aroma-Terapeuta Clínico. A palavra terapeuta em aramaico significa Saber e Cuidar – que literalmente quer dizer - Saber e Cuidar de Si Mesmo, saber e Cuidar do Planeta, Saber e Cuidar do Próximo. Em hebraico, língua utilizada pelos essênios, a palavra cura é teraf (a mesma raiz de terapeuta), que significa soltar os nós, abrir, deixar aberto o paciente, aquele que busca estar consciente da sua paz. Todo terapeuta deve trabalhar seu corpo, suas emoções, seu padrão mental de comportamento, enfim, deve conhecer cada uma de suas limitações e também cada uma de suas virtudes. “Devemos ser libertos de nossos cativeiros mental, emocional e espiritual, pois ninguém que se encontra aprisionado em si mesmo, refém de suas emoções não resolvidas, refém de forma pensamento considerados desqualificados, refém de uma forma de vida voltada apenas para o aspecto material e completamente desconectado da Fonte Divina está apto e livre para ajudar o outro a se libertar de seu cativeiro." Creio verdadeiramente que os libertos são altamente capazes de ajudar os outros a se libertarem. Este é o caminho de ajuda aos seres humanos próximos, pois se não for por este caminho, não haverá possibilidade alguma de cura, porque no lugar do terapeuta liberto, ou do verdadeiro terapeuta, quem estará ‘atuando’ é alguém que sofre da Síndrome do Salvador, também conhecido como “terapeuta ferido”. O verdadeiro terapeuta não entra no sofrimento do ser humano que precisa de cuidados, não tenta tomar para Si o sofrimento do paciente, não sofre a dor de quem está padecendo, mas caminha ao lado dele, oferece apoio profissional e faz uso adequado das ferramentas de auxílio, com as quais foi treinado ajudar os que estão com a saúde desajustada, no caso, o Aromaterapeuta Clínico. O profissional da Aromaterapia Clínica deve estar apto a oferecer ao seu paciente os óleos essenciais que mais se encaixam com as necessidades da situação de saúde em tratamento, em todos os sentidos. Aliado a isto, o terapeuta também deve alertar o paciente sobre a necessidade de sua participação no processo de cura. Todo terapeuta conscientemente bem resolvido com suas próprias necessidades sabe que não há evolução no processo de cura se a pessoa que busca recuperação da saúde não se tornar um paciente compreensivo e participativo, pois assim fazendo, faz a entrega de seu processo de cura nas mãos do terapeuta, se isentando de assumir responsabilidades para com a sua cura. Em todo processo de cura, não é positivo que o terapeuta aceite a incumbência de curar alguém, pois ninguém cura ninguém, o terapeuta que age desta forma precisa se tratar, pois, ele pode estar sofrendo da Síndrome do Salvador. O profissional que sofre desta síndrome muito frequentemente constrói uma relação de dependência entre ele e o ser humano em terapia, pois um passa a alimentar o sofrimento do outro. Ser terapeuta é, em primeiro lugar, exercitar a pratica da auto cura, ou seja, conhecer se a si mesmo e cuidar-se. Como terapeutas, temos que ser responsáveis por nosso bem-estar e pela nossa saúde. Se realmente desejamos cuidar do outro, temos que ter o compromisso de sermos bons exemplos para com os que buscam nosso auxílio no tratamento da saúde e praticar em nós mesmos, o que oferecemos como terapia de ajuda para eles. “A verdadeira compaixão NÃO consiste em sofrer pelo outro.
Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos INEFICAZES e estamos tão somente reforçando nosso ego.” Dalai Lama.
8 Comentários
Cléria Eunice Mendes
29/4/2014 03:47:17 pm
Gostei muito desse comentário
Responder
Cleusa maria
30/4/2014 02:33:04 am
Muito bom!!!
Responder
Fátima Moraes de Almeida
1/5/2014 12:55:15 am
Perfeito! Sempre pensei assim.
Responder
Letícia
23/5/2014 06:02:09 am
Lindo site!! Parabéns pelos artigos!
Responder
Rita de Cássia B. Del Fiol
21/10/2014 11:27:15 am
Sempre pensei assim. Parabéns Vera você merece todo sucesso. Abraços fraterno
Responder
Kátia de luca
24/10/2014 07:07:05 am
Precisa muito no universo de pessoas assim, mais conscientes do que vieram fazer aqui... Ótimo. Muito amor e consciência a todos.
Responder
Bianca de oliveira
16/1/2016 01:51:38 pm
Gostaria de saber qual o melhor aromatizante para o ambiente de academia e sauna. Desde já grata.
Responder
vera
17/1/2016 09:03:22 am
Bom dia Bianca. Eu não pratico aromatização de ambiente, portanto, sinto muito não posso lhe responder. Um abraço e bom domingo
Responder
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|

