|
Terapeuta é aquele que auxilia o outro a curar-se de seus males - isto é o que faz também um Aroma-Terapeuta Clínico. A palavra terapeuta em aramaico significa Saber e Cuidar – que literalmente quer dizer - Saber e Cuidar de Si Mesmo, saber e Cuidar do Planeta, Saber e Cuidar do Próximo. Em hebraico, língua utilizada pelos essênios, a palavra cura é teraf (a mesma raiz de terapeuta), que significa soltar os nós, abrir, deixar aberto o paciente, aquele que busca estar consciente da sua paz. Todo terapeuta deve trabalhar seu corpo, suas emoções, seu padrão mental de comportamento, enfim, deve conhecer cada uma de suas limitações e também cada uma de suas virtudes. “Devemos ser libertos de nossos cativeiros mental, emocional e espiritual, pois ninguém que se encontra aprisionado em si mesmo, refém de suas emoções não resolvidas, refém de forma pensamento considerados desqualificados, refém de uma forma de vida voltada apenas para o aspecto material e completamente desconectado da Fonte Divina está apto e livre para ajudar o outro a se libertar de seu cativeiro."
O profissional da Aromaterapia Clínica deve estar apto a oferecer ao seu paciente os óleos essenciais que mais se encaixam com as necessidades da situação de saúde em tratamento, em todos os sentidos. Aliado a isto, o terapeuta também deve alertar o paciente sobre a necessidade de sua participação no processo de cura. Em todo processo terapêutico não é positivo que o terapeuta aceite a incumbência de curar alguém, pois ninguém cura ninguém, o terapeuta que age desta forma precisa se tratar, pois, ele pode estar sofrendo da Síndrome do Salvador. O profissional que sofre desta síndrome muito frequentemente constrói uma relação de dependência entre ele e o ser humano em terapia, pois um passa a alimentar o sofrimento do outro. Ser terapeuta é, em primeiro lugar, exercitar a pratica da auto cura, ou seja, conhecer se a si mesmo e cuidar-se. Como terapeutas, temos que ser responsáveis por nosso bem-estar e pela nossa saúde. Se realmente desejamos cuidar do outro, temos que ter o compromisso de sermos bons exemplos para com os que buscam nosso auxílio, e praticar em nós mesmos, o que oferecemos como terapia de ajuda. “A verdadeira compaixão NÃO consiste em sofrer pelo outro.
Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos INEFICAZES e estamos tão somente reforçando nosso ego.” Dalai Lama.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
AutorEu sou Vera Guedes, praticante da arte de cuidar com os óleos essenciais há mais de 30 anos. E estou ativa neste canal de comunicação, escrevendo sobre a pratica da Aromaterapia na vida das pessoas que buscam por qualidade de vida através dos benefícios dos óleos essenciais, desde 2014. Sao 10 anos de ininterrupta comunicação com meus leitores, e eu pretendo continuar por mais alguns anos, levando o conhecimento sobre a boa pratica da aromaterapia. Escrever neste blog faz parte do meu trabalho, o qual eu realizo com grande satisfação e dedicação. Arquivos
Setembro 2024
|